Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Início / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O benzeno é um substância química líquida, volátil, incolor, inflamável e explosiva. É um produto muito tóxico para a saúde humana, principalmente para o sangue, e pode causar câncer.O benzeno é um substância química líquida, volátil, incolor, inflamável e explosiva. É um produto muito tóxico para a saúde humana, principalmente para o sangue, e pode causar câncer.

O benzeno pode entrar no nosso corpo principalmente através da respiração e da pele, e em alguns casos pela ingestão.

Somos expostos ao benzeno principalmente durante o trabalho (exposição ocupacional), quando manipulamos diretamente esta substância ou alguma outra que contenha benzeno. A exposição também pode ocorrer quando trabalhamos em um ambiente que contenha benzeno no ar.

A exposição ambiental caracteriza-se pelo contato com o benzeno no ar atmosférico, que pode estar contaminado devido a alguma atividade que gere esse tipo de poluição, por exemplo: refinarias de petróleo, siderúrgicas e postos de combustíveis. Nessas ambientes o benzeno evapora e se dispersa para locais próximos podendo gerar uma exposição ambiental da população próxima dessas localidades.

O benzeno é uma substância cancerígena, portanto, não há limite seguro para este tipo exposição.

Não há dose mínima para que haja a ação cancerígena, portanto, não deve haver limite aceitável de exposição, mesmo em baixas concentrações.

Evite sempre trabalhar diretamente com esta substância, buscando sempre que possível substituir por outra que possa ser usada no mesmo processo. Caso isso não seja possível, use todos os equipamentos de proteção (individual e coletiva) recomendados para manusear o benzeno, nas condições de trabalho de sua realidade.

O EPI mais importante nesse contexto é a máscara com filtros respiratórios, que irão impedir que você inale a substância, já que esta é a principal via de exposição. Luvas (adequadas) e jalecos também são importantes para manusear o benzeno, já que este pode ser absorvido pela pele.

É muito importante fazer exames de sangue e urina periódicos para saber se o benzeno está afetando sua saúde. Caso sinta algo fora do normal na sua saúde, procure um médico do trabalho na sua empresa ou no CEREST de sua região e conte sobre o que você faz.

Sempre tome cuidado ao manipular o benzeno, ou qualquer substância que contenha benzeno, e até mesmo sempre que estiver em um ambiente onde você sabe que pode ter benzeno no ar. A exposição a esta substância é muito perigosa e sempre deve ser evitada!

O benzeno em altas concentrações é uma substância bastante irritante para as mucosas (olhos, nariz, boca, etc.), quando respirado pode provocar infamação pulmonar, e sangramento nas áreas de contato.

Também provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central causando: sonolência, excitação, tontura, dor de cabeça, enjoo, náusea, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsão, perda da consciência e morte.

Quanto aos efeitos da exposição em longo prazo (crônicos) ao benzeno, podem ocorrer alterações na medula óssea, no sangue, nos cromossomos, no sistema imunológico e pode causar vários tipos de câncer.

Benzenismo é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição ao benzeno. As complicações podem ser agudas, quando ocorre exposição a altas concentrações com presença de sinais e efeitos neurológicos, respiratórios ou crônicas, podendo ocorrer complicações a médio ou a longo prazos, localizadas principalmente no sistema hematopoiético (formador de sangue).

O diagnóstico é baseado na história de exposição ocupacional e na observação de sintomas e sinais clínicos e análises laboratoriais.

Se você trabalha com benzeno, sempre faça os exames periódicos indicados pela legislação para este assunto e fique muito atento a qualquer alteração do seu quadro de saúde que possa ser relacionada a esse tipo de exposição.